19 novembro 2010

S. C. Internacional: de Clube do Povo a clube mercenário


Talvez esse título seja um pouco forte, mas a minha indignação é tamanha que creio ser, pelo menos nesse momento, o mais apropriado.

Bom, o Inter sempre foi considerado o Clube do Povo no Rio Grande do Sul, já que sua torcida, pelo menos no senso comum, constituía-se da classe mais popular da sociedade.

Pois bem, ao viajar mais de 300 quilômetros até Porto Alegre, com 90 alunos da escola onde leciono, tendo como foco principal o Museu da PUCRS, decidimos fazer também, aproveitando o passeio, uma visita nos dois grandes estádios da capital gaúcha (Olímpico e Beira-Rio).

Já tinha tido essa experiência outras vezes, também com alunos e sempre conseguimos adentrar tranquilamente em ambos os estádios. Contudo, dessa vez, ao chegarmos no Beira-Rio, com meus eufóricos alunos, nos foi informado que para conhecer o museu do Internacional era necessário desembolsar R$ 10,00 e se quiséssemos adentrar ao estádio nos seria cobrado a quantia de mais R$ 10,00.

Dez reais para visitar um estádio??? Sem jogo!!!

Não sei onde a gestão do Inter está com a cabeça, mas eu estava com estudantes de uma escola pública, em que para grande parte dos meus alunos R$ 10,00 é uma quantia enorme de dinheiro.

A minha grande inquietação é: que tipo de torcedor o “Clube do Povo” está querendo ter ou formar? Quantas decepções o Inter causou no dia de ontem para parte dos meus alunos? Não estaria o futebol por demasiado marcadológico? Quantas excursões já podem ter passado por essa ruim experiência?

Resumo da história, todos os 90 alunos conheceram o Olímpico e somente 3 conheceram o Beira-Rio. Baita idéia para aglutinar torcedores Inter, Parabéns!!!

Um comentário:

  1. Já q vc é apaixonado por futebol no meu blog tem noticias fresquinhas sobre futebol
    Abraço
    http://noticiasfutibolisticas.blogspot.com/

    ResponderExcluir